COMO O VIVER DE BLOG CAPTUROU 3.174 EMAILS PARA SUA LISTA EM APENAS 1 MÊS

capturar-emails

Capturar emails é uma tarefa obrigatória se você deseja levar o seu site ou empreendimento digital para outro nível.

No guia sobre como criar uma lista de email, vimos números que comprovam que email marketing ainda é o canal mais rentável, apesar do forte crescimento das mídias sociais.

É por esse motivo que o Viver de Blog foi cuidadosamente projetado para otimizar a conversão de emails.

Nesse artigo, mostrarei a você como esse site capturou 3.174 emails em apenas 1 mês de vida.

São estratégias eficazes que você pode aplicar no seu próprio site hoje mesmo.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

EVOLUÇÃO DOS EMAILS: CRIANDO UM ATIVO PARA O VIVER DE BLOG

Criar um ativo é investir em algo que tende a gerar benefícios para você no futuro.

Criar um ativo é solidificar as bases do seu site/negócio.

Montar e cuidar de uma lista de email é, para mim, criar um ativo valioso.

Através de uma lista de emails, você consegue:

  • Promover seus artigos do blog
  • Interagir com seus leitores
  • Melhores Conversões
  • Obter mais receitas na venda de seus produtos ou de afiliados

Portanto, ao capturar emails você consegue gerar mais tráfego, mais conversões e até mesmo mais receitas para seu site.

Veja agora como foi a evolução do número de emails da lista Viver de Blog em apenas 1 mês de vida:

evolucao-cumulativa-lista-email

Todas as barras refletem um dia. Notem que o primeiro dia foi bastante agitado, com quase 1.000 cadastrados. Depois, a lista foi crescendo naturalmente, até atingir os 3.174 emails.

Se você notar coma atenção, o gráfico possui mais do que 30 dias. O período analisado é de02/05/2013 até 06/06/2013.

Resolvi incluir os 5 dias antes do lançamento do blog no dia 07/05/2013 para vocês verem como aestratégia de pré-lançamento ajudou bastante a criar a lista do Viver de Blog, antes mesmo do blog ser publicado. (falarei melhor sobre esse tema no próximo tópico)

O gráfico acima reflete a evolução cumulativa (número total de emails) que o Viver de Blog alcançou no período.

Veja agora, como foi a evolução diária, ou seja, quantos emails foram cadastrados na lista diariamente.

evolucao-diaria-lista-email

BOOM! Logo no primeiro dia da fase de pré-lançamento do site, 893 emails foram cadastrados.

A segunda barra alta, com 267 emails cadastrados em um dia, aconteceu justamente no dia do lançamento do blog, 07/05/2013.

A terceira barra alta, com 309 emails, ocorreu no dia 14/05/2013, dia extremamente agitado e obteve um número de visitas muito próximo do lançamento.

Nesse dia, a publicação do artigo sobre 18 problemas de usabilidade que deixam seus leitores furiosose as estratégias de divulgação para geração de tráfego foram as principais responsáveis pelo grande número de visitas e emails cadastrados.

Retirando esses 3 dias “atípicos”, a média por dia no Viver de Blog nesse período até o dia 06/06/2013 é de 52 emails capturados.

Estimando que essa média conseguirá se manter constante até o final do ano, o que acredito ser uma estimativa razoável, já que o HC Investimentos consegue números muito próximos, poderei ter uma lista acima de 10.000 emails, ou mais precisamente em torno de 13.195 emails.

Não seria nada mal para um blog com apenas 7 meses de vida. (porém, a minha meta ambiciosa é muito maior!)

A ESTRATÉGIA DE PRÉ-LANÇAMENTO: CRIANDO UMA LISTA ANTES MESMO DO BLOG NASCER

Já comentei um pouco de como foi a estratégia geral de pré-lançamento no primeiro artigo dessa série sobre o primeiro mês do Viver de Blog.

Para relembrar você e colocando o foco nos emails e não nas visitas, segue o resumo da estratégia por trás dos 1.117 emails coletados antes do lançamento do Viver de Blog.

No meu site sobre investimentos, o HC Investimentos, eu recebia mensagens com perguntas relacionadas a criar um site, administrá-lo e rentabilizá-lo.

Havia, portanto, um público que, além de acompanhar meus artigos sobre investimentos, estava disposto também a entender como funcionava os “bastidores” do HC Investimentos. Como montar um site, posicioná-lo e monetizá-lo.

Desse modo, criei uma nova lista de email no Mailchimp (link afiliado) direcionada apenas para esse público interessado nos “bastidores”.

Enviei uma campanha para os leitores do HC Investimentos e uma boa parcela gostou da ideia e se inscreveu na lista de pré-lançamento do Viver de Blog. Veja o resultado abaixo:

lançamento viver de blog mailchimp Como o Viver de Blog conseguiu atrair 25.100 visitas em apenas 1 mês de vida

No dia do lançamento do Viver de Blog, a lista de pré-lançamento já tinha um pouco mais de 1.000leitores interessados. Na verdade, MUITO interessados, porque a taxa de abertura do primeiro email enviado foi de 78% e a taxa de clique de 63,8%.

Dica para você aplicar: Antes de qualquer tipo de lançamento, crie uma lista exclusiva para ele. Crie expectativa para esse lançamento, solte teasers do novo projeto ao longo do tempo e capture emails para essa lista de pré-lançamento.

No artigo anterior, o leitor Guilherme Nunes deixou esse comentário:

Henrique, caso não se tenha um projeto anterior como vc tem o HC investimentos, qual seria uma boa estratégia pra fazer o pré-lançamento do site? Na lista de email pessoal seria um tiro no pé? Abraço.

E eu respondi dessa maneira:

Oi Guilherme!

Uma estratégia que considero eficaz:

1. Crie uma landing page no seu site com objetivo de capturar emails.
2. Nessa landing page, mostre que seu site irá lançar em X dias e os motivos pelos quais os leitores devem colocar seu email para acompanharem seu novo site.
3. Escreva guest posts em sites relacionados, colocando links estratégicos para essa landing page.

Pronto! Se tudo sair como esperado, você já criará uma lista de email do zero ANTES mesmo de lançar seu blog. Quando chegar o grande dia, envie uma campanha para esse pessoal do pré-lançamento e já comece com uma vantagem competitiva. Abraços!

E ainda complementei:

Oi Guilherme!

Existe um site que faz praticamente todo esse trabalho para você. É o LaunchRock. Abraços!

DESIGN: OTIMIZANDO CONVERSÕES (E OS NÚMEROS POR TRÁS DOS 3.174 EMAILS)

Você já deve ter percebido que o design do Viver de Blog foi projetado com o principal objetivo de otimizar a captura de emails.

Acredite, foram meses de pesquisa, reuniões com o meu designer (PageLab é o site dele) no Skype e muitas novas interações e resolução de pequenos problemas até chegar à essa versão final.

Nessa seção, mostrarei a você como o design otimizado para capturar emails do Viver de Blog performou na prática. Número por número.

Afinal, todos os campos de captura de emails são devidamente trackeados aqui no Viver de Blog e compartilharei com você exatamente quais são os locais mais “quentes” para capturar emails.

1. The Featured Box (53,11%)

A Featured Box É um termo utilizado pelo Derek Halpern do site Social Triggers para o grande campo de captura de email logo no topo da homepage do seu site.

Veja como a utilizo aqui no Viver de Blog:

lista de email featured box O Poder do Email Marketing: Como Criar uma Lista de Email Poderosa

Esse grande campo de captura de email é responsável por, nada mais nada menos, que 53,11% (ou 1.674 emails) de captura de TODOS os emails cadastrados na lista do Viver de Blog. (todos os números serão detalhados no final dessa seção)

Sim, você leu corretamente. 53,11%!

E pensar que essa é uma solução inovadora que praticamente nenhum blog aqui no Brasil está utilizando… #ficadica

Não é todo site que você conseguirá implementá-la com facilidade, mas nada que contratar um designer não resolva. No longo prazo, os custos serão invisíveis em comparação com os benefícios.

Os temas da StudioPress (link afiliado), turbinados pela framework Genesis, oferecem boas soluções para implementação dessa funcionalidade.

Inclusive, a Genesis da StudioPress é a framework que utilizo aqui mesmo no Viver de Blog.

Se você deseja um tema pronto que já venha embutido com essa funcionalidade, uma boa opção é o “Generate Theme“. Você ainda pode customizá-lo com as generate box.

2. Na Página “Sobre” (15,1%)

lista de email sobre O Poder do Email Marketing: Como Criar uma Lista de Email Poderosa

A página “sobre” é uma página com muitas visitas em diversos blogs.

Isso ocorre porque o leitor de primeira viagem quer saber mais sobre quem escreve o site e porque esse site irá ajudá-lo.

Aqui no Viver de Blog ela é estrategicamente planejada para atrair tráfego e otimizada para conversão, com 3 áreas para captura de email.

Essa página, somando as 3 áreas de captura dentro da página (não incluindo a sidebar e a caixa no topo), foram responsáveis por 15,1% (ou 476 emails) de todos os emails coletados.

Se você ainda não possui uma página sobre em seu site ou não utiliza todo seu potencial, acredito que os dados acima são suficientes para você pensar com mais carinho nessa importante página.

3. Sidebar (13,83%)

lista de email sidebar O Poder do Email Marketing: Como Criar uma Lista de Email Poderosa

Se você estiver lendo esse artigo em qualquer dispositivo com mais de 600px de largura, você está vendo essa “linda” caixa ao lado esquerdo para captura de emails.

Ela foi responsável por 13,83% (ou 436 emails) das conversões na captura de email desse site.

Auto-promoção: Se você ainda não cadastrou seu email nesse site, aproveite essa oportunidade e seja o primeiro a receber todas as novidades do Viver de Blog. :)

O fato dela correr junto com a página era algo que eu estava muito ansioso para testar e os resultados mostram que ela tem sido muito efetiva na geração de novos emails para a lista.

Além disso, como ela é visível na homepage, nos artigos e nas páginas, ela tem grandes chances de capturar mais emails do que as demais alternativas.

4. No topo de cada artigo (10,76%)

lista de email article header O Poder do Email Marketing: Como Criar uma Lista de Email Poderosa

Confesso que essa foi uma grande surpresa para mim.

Apesar de saber que ela teria boas chances de gerar mais emails para a lista do Viver de Blog, não imaginaria que poderia gerar 10,76% (ou 339 emails) em apenas 1 mês.

Afinal, ela é visível apenas no topo dentro de cada artigo.

A minha hipótese era de que antes do leitor colocar seu email nesse campo, ele gostaria de ler o artigo primeiro e, provavelmente, só converter pela caixa de captura na sidebar ou no final do artigo.

Entretanto, o design focado na conversão parece ter atraído efetivamente a atenção dos leitores.

Por esse motivo, faço questão de repetir um dos mantras desse site: Always Be Testing (Esteja Sempre Testando). Não importa o que você acha ou o quanto forte é a sua hipótese. Se você não testar, nunca saberá se funcionará na prática.

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Apresentando: Os resultados detalhados:

Como vimos acima, as áreas mais “quentes” para capturar email foram:

  1. featured-box (home-header): 53,11%
  2. Dentro da página Sobre: 15,10%
  3. Sidebar: 13,83%
  4. No topo dos artigos (post-header): 10,76%

Veja os 10 lugares que mais capturaram emails abaixo:

email-botão

Algumas observações:

  • Os números após “sobre” refletem a posição da caixa de captura. “1” é a primeira caixa e “3” é a terceira e última caixa, por exemplo.
  • “after-post” é a caixa de captura de email no final de cada artigo.
  • “7-passos-mais-trafego-1″ é a primeira caixa de captura de email dentro do artigo sobre os 7 passos para gerar mais tráfego.
  • “mais-trafego” e “mais receitas” são caixas de captura de email dentro das respectivas páginas:Mais Tráfego e Mais Receitas.

Recentemente, tive uma conversa com o Márcio Duarte, designer responsável pelo design do Viver de Blog, que é uma adaptação do tema “Eleven40″ da StudioPress (link afiliado).

O bate-papo foi basicamente sobre esses resultados que estou compartilhando com você aqui, analisando na prática as hipóteses que bolamos juntos para a ideia e implementação do design do Viver de Blog.

Um dos temas que discutimos por alguns minutos foi a caixa de captura de email no final de cada post.

Olhando rapidamente, ela só converteu 1,90% (ou 60 emails) de todos os emails da lista.

Eu acreditava que esse número iria ser bem maior, assim como também não imaginava que

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o número de captura através da caixa no topo dos artigos (post-header) fosse tão alto (10,76%).

Conversa vai, conversa vem, concluímos que a “baixa” conversão do final do post não se deve apenas pelo local, mas sim pela quantidade de caixas que o leitor já teria visto anteriormente.

Suponha o seguinte exemplo:

  1. Um novo leitor entrou através da homepage e já viu a grande caixa de captura logo de cara. Ignorou.
  2. Vendo na sidebar as informações sobre os R$ 8.295,22 gerados em menos de 14h clicou na página sobre para ler mais. Dentro dela, encontrou 3 caixas para captura de email. Novamente, ignourou.
  3. Depois, clicou em no artigo sobre os 7 passos para gerar mais tráfego e, dentro desse post, viu a caixa no topo do artigo. Ignorou.
  4. Ao longo da leitura, a caixa da sidebar flutuante deu novamente mais opções para ele cadastrar seu email. Para variar, ignorou.
  5. Ainda na leitura do artigo, ele recebeu mais duas opções para cadastrar seu email no meio do conteúdo. Novamente, nada.
  6. Finalmente, após todo esse caminho, ele vê a caixa de captura no final do artigo e resolve colocar seu email. Ufa!

A conclusão:

Não é que a conversão da caixa no final do artigo seja baixa, mas são tantas opções oferecidas aqui no Viver de Blog antes do leitor chegar nesse ponto, que torna-se natural o baixo número de emails através desse canal.

Voltando à nossa análise geral, se os dados compartilhados acima não fossem suficientes, ainda é possível analisá-los sob uma nova perspectiva.

Dessa vez, buscando entender qual página trouxe mais emails. Veja os dados abaixo:

email-página

A primeira página na imagem (“/”) é a homepage, responsável por 56,85% de conversão de todos os emails capturados.

A página sobre vem em segundo, com 24,90%.

Somente essas duas páginas correspondem por mais de 80% de captura de emails do site inteiro!

Os menos de 20% restantes vem através de artigos.

Se você já está achando essa análise completa, saiba que ainda é possível aumentar o nível de segmentação, buscando entender qual campo de captura de email funcionou melhor em cada uma dessas páginas.

Na homepage:

email-home

  • 93,36% através da grande caixa de captura
  • 6,64% através da sidebar

Números avassaladores. A featured-box é uma “máquina” de captura de emails.

Na página sobre:

email-sobre

  • O topo do artigo (post-header) teve 20,51% de conversão.
  • A sidebar, 18,85%.
  • E dentro do artigo, 60,64%.

Gosto desses números porque refletem que muita gente está lendo até o final essa página, que é uma das mais importantes no Viver de Blog, já que transmite um pouco da minha história e o que o blog tem a oferecer de valor para seu público.

Na página dos 7 passos para gerar mais tráfego:

email-7-passos-mais-trafego

  • 35,82% através da sidebar
  • 33,58% ao longo do artigo
  • 26,12% no topo do artigo
  • 4,48% no final do artigo

Talvez nesse momento você esteja coçando a cabeça e pensando:

Meu deus! O Henrique faz o tracking de TUDO aqui no Viver de Blog. Por quê?

Se me permite responder, esse tracking reflete exatamente a direção para a qual o blog deve ir.

São números como taxa de conversão de uma caixa de email, comentários em um artigo, visitas únicas, metas cumpridas e diversas análise customizadas que me permitem ter em mãos um mapa (um guia).

Se você não olha nenhum número no seu site, nem que seja ao menos visitas, bounce rate e metas cumpridas, é como se você estivesse dirigindo em uma longa estrada, porém, sem um mapa, totalmente cego.

A passagem abaixo representa exatamente essa metáfora do mapa.

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Alice: Poderia dizer-me, por favor, que caminho devo tomar agora?
Gato: Depende muito de onde está querendo chegar.
Alice: Não me importo muito para onde …
Gato: Então não importa que caminho irá tomar.

~ Gato Risonho, em “Alice no País das Maravilhas”

“Roubei” essa famosa passagem da página sobre do Bruno (Empreendedor Digital).

Faz sentindo, não é mesmo?

Portanto, se você deseja alcançar um objetivo, seja atrair mais tráfego, mais emails ou mais vendas, você precisa de um mapa em mãos.

Esse mapa só pode ser conseguido se você se dedicar a analisar números como esses analisados aqui no Viver de Blog (acredite, essa é apenas uma pequena parte do que analiso).

Com uma base sólida do que funciona e não funciona, você poderá adaptar o rumo para o qual o seu blog deve ir.

Escute seus leitores, analise números e leia muito.

Às vezes, alguém chegará para você e dirá que o seu sucesso foi mera sorte, mas como bem sabemos:

Sucesso é apenas uma questão de sorte. Pergunte a qualquer fracassado. ~ Earl Wilson

CONCLUSÃO – RECAPITULANDO

capturar-emails

Esse artigo foi além do que eu esperava. Já são mais de 2.700 palavras aqui no editor de texto.

Eu ainda gostaria de colocar uma nova seção sobre a importância das landing pages, páginas de verificação e thank-you pages, mas deixarei elas para um artigo mais adequado, sobre conversões. (a ser publicado no dia 26/06)

As lições que você pode tirar desse artigo são:

  • Sempre que for lançar um site/produto/serviço não esqueça de criar uma lista de pré-lançamento e soltar teasers sobre o que está por vir.
  • Não tenha receio de colocar campos de captura de email em diversas áreas do seu blog.

As regiões que conseguiram capturar mais emails aqui no Viver de Blog nesse primeiro mês foram:

  1. Featured-box (home-header): 53,11%
  2. Dentro da página Sobre: 15,10%
  3. Sidebar: 13,83%
  4. No topo dos artigos (post-header): 10,76%
  • Busque entender o funcionamento do seu site por completo. Cada clique, cada comentário, cada visita tem seu propósito. Junte todas as informações possíveis sobre o que está ou não funcionando para você ter um mapa do caminho a percorrer.
  • Esteja sempre testando. Não se prenda a hipóteses pessoais. Busque experimentar. Você poderá se surpreender com pequenas mudanças ou ideias.
  • Finalmente, lembre-se de que o email marketing continua sendo o principal canal para direcionar visitas e vendas.

Independente do número de emails que o Viver de Blog capturou no seu primeiro mês de vida, o importante é me aproximar cada vez mais com você, querido(a) leitor(a).

Espero que as dicas compartilhadas até hoje tenham ajudado você de alguma forma e também espero que futuramente possam ajudar ainda mais.

Confesso que a vida corrida me impede de escrever e compartilhar com você o tanto que gostaria e busco otimizar o meu dia-a-dia para que artigos como esse sejam publicados mais frequentemente.

Portanto, se você tiver qualquer tipo de comentário a fazer, seja dúvida, crítica ou elogio, sinta-se à vontade para expressar sua opinião.

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