O PODER DO EMAIL MARKETING: COMO CRIAR UMA LISTA DE EMAIL PODEROSA

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O assunto Email Marketing está pegando fogo!

O “velho” ditado sobre marketing digital já dizia:

O dinheiro está na lista (The money is in the list)

Se você não captura emails para a sua lista de email, me desculpe, mas você está deixando dinheiro na mesa.

Se você ainda acha que deve focar boa parte do seu tempo nas redes sociais como facebook, twitter, google plus, youtube, pinterest e outra sensação do momento – você irá se surpreender com esse artigo.

Assim como no artigo anterior sobre como gerar mais tráfego para seu site, compartilharei diversos estudos que mostram como o email (email marketing) destrói as redes sociais (social media). Alguns números para jogar lenha na fogueira:

  • 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de email.
  • 72% dos usuários checam a sua caixa de entrada de emails 6x ou mais todo dia.
  • Existem mais de 3 Bilhões de contas de emails criadas. (São 3x mais contas de email do que todas as contas do facebook + twitter combinadas!)
  • Clientes que recebem uma newsletter por email gastam 83% mais do que não cadastrados.
  • Em relação ao uso comercial, 75% dos usuários utilizam  o email contra apenas 3% das redes sociais.
  • Em 2012 o email marketing teve um impressionante ROI (Retorno Sobre Investimento) de4000% (!).

Gostou dos números? Isso é apenas uma pequena parte do que está por vir…

Também mostrarei 2 softwares para email marketing top de linha e qual precisamente utilizo nos meus sites.

E para finalizar, quais são os 10 principais locais de seu site/blog que você precisa capturar emails. São locais estratégicos que farão a sua lista duplicar o número de novos emails diariamente.

Continue lendo para aprender mais sobre como criar uma lista de email poderosa.

EMAIL MARKETING: OU VOCÊ PRECISA DELE, OU VOCÊ PRECISA DELE

Novamente, se você não tem uma estratégia de email marketing, nem que seja ao menos capturar emails no seu site, você está deixando dinheiro na mesa.

Aqui estão as principais razões pelas quais você precisa criar e cultivar a sua lista de emails:

  • Para promover seus artigos do blog
  • Para interagir com seus leitores
  • Para conseguir conversões melhores
  • Para obter mais receitas na venda de seus produtos ou de afiliados

Se você já tentou divulgar um produto através das redes sociais e do email, tenho certeza que você já notou como o email converte MUITO melhor.

Veja a comparação dessas 2 categorias quando o objetivo foi promover o meu eBook sobre investimentos de janeiro até março de 2013:

  • Redes Sociais: 1076 visitas | 2 vendas | 0,19% taxa de conversão
  • Email: 485 visitas | 14 vendas | 2,87% taxa de conversão

Conclusão: Comece a montar sua lista de emails para ONTEM!

Infográficos sobre Email Marketing

Nada melhor do que comprovar uma opinião com fatos.

Por esse motivo, separei 2 infográficos para compartilhar com você e que mostram a superioridade do email marketing em comparação com as redes socias.

link para o infográfico #1

Você pode acessar todos os infográficos que coleto nesse link do meu Pinterest. Basta seguir o tópico ou a mim.

link para o infográfico #2

Esse infográfico é muito bom e vai direto ao ponto nos seguintes tópicos:

  • Benefícios
  • Crescimento
  • Uso
  • Alcance
  • Funcionalidades

A conclusão dele é essencial:

As mídias sociais merecem toda a atenção que vêm recebendo, mas, quando analisamos resultados e efetividade, principalmente de comunicações comerciais, o email marketing é o grande vencedor.

Digg, Orkut e a Morte das Redes Sociais

As redes sociais estão mudando como nunca.

Há 5 anos atrás, o tráfego dos sites era movido pelo Digg. Alcançar a primeira página do Digg era como encontrar o tesouro perdido nos sete mares.

Era uma chuva de tráfego garantida. Entretanto, essa rede social hoje está praticamente morta. Observe a queda pelo interesse no Digg:

digg-queda

Não sabemos se o mesmo irá ocorrer com o Facebook, Twitter e as redes mais populares.

Porém, é preciso saber que as redes sociais são uma área de grandes mudanças a todo tempo. Alguém lembra do Orkut? :)

Você NÃO é o dono de sua página no Facebook, Twitter e qualquer rede social

Atualmente, estamos mais conectados do que nunca.

  • Curtimos algo? Postamos no facebook.
  • Lemos uma matéria interessante? Tweetamos (olha o termo) o link no Twitter.
  • Tiramos uma foto maneira? Publicamos no Instagram.
  • Saímos para algum lugar? Check-in no Foursquare.

Entretanto, você precisa saber que NÃO é o dono de suas páginas nesses redes sociais.

O dono de sua fanpage no facebook é o facebook e o dono de sua página no twitter é o twitter.

  • Eles perguntaram a você se gostaria de mudar o visual de sua página? Não.
  • Eles dizem a você quais regras devem seguir? Sim.
  • Eles podem excluir sua página sem questionar você? Sim.

Você não pode colocar todos os seus esforços em uma única rede social que você não é nem mesmo o dono dela.

Vamos supor que a sua página no facebook de 50.000 curtidas foi deletada ou hackeada.

Como você recupera esse pessoal todo?

Você não pode entrar no perfil de todas as pessoas que curtiram sua página e clicar no curtir da sua página novamente.

E o email?

Simples, você sempre terá a sua lista de emails em mãos.

Trata-se de um pessoal que confirmou a inscrição na sua lista, que cedeu a você autorização para entrar em contato quando desejar.

Você é o dono da sua lista de emails. É um ativo que só tende a crescer com o tempo.

Mesmo se um software de email marketing falir, você poderá exportar a sua lista de email para uma planilha e importar em outro software.

Portanto, na próxima vez que você observar alguém colocando todas as fichas em uma única rede social lembre-se de compartilhar com essa pessoa esse artigo. Um dia ela irá agradecer a você.

Falando em software para email marketing…

QUAL É O MELHOR SOFTWARE PARA EMAIL MARKETING?

Atualmente eu considero apenas 2 softwares que são 5 estrelas: MailChimp e Aweber.

Ambos possuem suas vantagens e desvantagens, que cito a seguir.

MailChimp

mailchimp

Confesso – eu amo o MailChimp. Ele é, sem dúvida, o software mais valioso que utilizo e também o que gera o maior retorno sobre investimento.

Quando eu coloco a camisa cinza com o Freddie (o macaco mascote do MailChimp), as campanhas fluem naturalmente! hahaha

Sim, eu realmente tenho e uso uma camisa do MailChimp. (coisa de fã mesmo!) :)

Ok, chega de blá-blá-blá e vamos ao que realmente interessa – o porquê essa ferramenta é a minha favorita quando se trata de email marketing.

Vantagens do MailChimp:

  • Belíssima interface (fácil de usar e com visual muito agradável)

mailchimp-dashboard

Através do Dashboard você já verifica como foi sua última campanha, o crescimento das suas listas, quem se inscreveu recentemente, além de uma navegação fácil para criar novas campanhas e analisar relatórios.

É um site extremamente fácil de usar. A preocupação com design e a experiência do usuário é uma das prioridades da equipe.

  • Drap And Drop Editor – Editor de Texto é incrível. Em poucos minutos você consegue montar uma campanha apresentável e enviá-la

mailchimp-campanha

Você pode arrastar blocos de texto, imagens, grupo de imagens, botões para compartilhar nas redes sociais, botões para seguirem você nas redes sociais, botões personalizados para uma call to action, footer personalizadas…

Enfim, tudo isso para facilitar o visual e o conteúdo do seu email.

Só você usando esse novo editor para perceber como o processo de escrever e enviar emails é rápido e fácil.

O Editor é tão incrível que se você visitar a homepage do MailChimp (link afiliado – leia mais abaixo sobre os benefícios dele) você verá um vídeo demonstrando como criar uma campanha personalizada em menos de 1 minuto.

  • Preço Inicial (É de graça!)

Se a sua lista tiver menos do que 2.000 emails e você não ultrapasse o limite de 12.000 emails enviados por mês, a sua conta é totalmente grátis!

Como eu não conhecia nenhum software, a opção de aproveitar todo o potencial de graça dessa plataforma foi o que me fez decidir por ela.

E se você utilizar esse meu link afiliado, tanto eu como você ganhamos $30,00 de crédito para usar dentro do MailChimp. #win-win

Quando você passar do limite de 2.000 emails cadastrados ou 12.000 emails enviados por mês, os planos pagos são esses:

mailchimp-preços

  • Mapa de Cliques

Na imagem abaixo, o mapa de cliques de uma campanha enviada. É possível saber exatamente quantas e quais pessoas clicaram em cada link e a porcentagem dele em relação ao total.

mailchimp-mapa-de-cliques

Uma das curiosidades que todo empreendedor digital tem na hora de enviar seus emails é saber onde posicionar seus links, quantos links colocar e quais links são os mais clicados.

Com o MailChimp, analisar os cliques nos links é mais fácil que roubar doce de criança. :)

Vale para tudo. Imagens, links, botões. Qualquer elemento que tiver um link pode ser trackeado com precisão.

E mais: você ainda pode ver exatamente qual leitor (o email dele, no caso) clicou nesses links e quantas vezes clicou.

Uma ótima oportunidade para entender quem realmente está interessado no seu conteúdo.

  • Ranking (Estrelas) dos emails cadastrados

mailchimp-estrelas

O próprio MailChimp categoriza os emails cadastrados na lista de 1 estrela (menos engajados) até5 estrelas (mais engajados).

O usuário de 1 estrela é aquele “chato” que não abre seus emails, ou quando abre marca como spam. Geralmente, não vale a pena ter esse tipo de usuário na lista, já que existe um custo para mantê-la.

Já o usuário de 5 estrelas é aquele “amigão” que sempre abre seus emails, clica nos links e os responde com elogios.

Entre 1 e 5, a quantidade de estrelas dependerá praticamente desses fatores: abrir email, clicar nos links, responder emails.

Quanto mais engajdos os leitores forem, mais próximo das 5 estrelas eles estarão.

Por que essa categorização é importante?

Porque permite você segmentar emails apenas para diversos grupos.

Quer enviar um email divulgando um produto, mas não quer incomodar certos usuários da lista?

Envie apenas para o grupo com mais de 2 estrelas. Essa segmentação é moleza de fazer no MailChimp.

Desvantagens do MailChimp:

  • Poucas opções de design para campos de emails dentro do site.
  • Não é possível segmentar uma lista de outra. (Isso já foi motivo de várias trocas de emails com eles, porque o recurso de grupos ou segmento estático não é exatamente o que quero)
  • Falta um tracking melhor para saber de onde exatamente o usuário cadastrou seu email.

São desvantagens que, ao serem solucionadas, deixariam o MailChimp perfeito (na minha visão, claro).

Entretanto, ele já é um software bem robusto e, como já deixei claro, adoro e uso para todos meus sites.

Você pode criar uma conta gratuita no MailChimp e ainda ganhar $30,00 de bônus. Basta clicar aqui(link afiliado) e fazer sua inscrição hoje mesmo.

Aweber

aweber

Eu gosto tanto do MailChimp que nunca pensei em trocar para a Aweber.

Entretanto, conheço muitos amigos que utilizam esse software por algumas razões.

Vantagens:

  • É possível fazer o tracking de tudo o que você imaginar.

O próprio software permite que você saiba qual é a taxa de conversão de qualquer campo de email no seu site ou fora dele, como por exemplo em uma página do facebook.

Desse modo, você pode analisar com precisão quais campos de email estão trazendo mais emails para sua lista e quais devem ser melhorados.

  • Muitas opções de design para campos de email dentro do site.
  • Inúmeras possibilidades de segmentação e de autoresponders.
  • Testes multivariáveis de emails.

Desvantagens:

  • Editor de texto é horrível e arcaico.
  • A curva de aprendizado para utilizar boa parte do potencial da ferramenta é alta (demora até pegar a “manha” do software).
  • Emails em HTML não são visualmente agradáveis como no MailChimp.
  • Posso estar enganado, mas algumas partes do email devem ficar em inglês (como o “unsubscribe”).

Quero deixar claro que esse software também é excelente e compete fortemente com o MailChimp.

Avalie todas as vantagens de ambos e veja qual software é mais adequado para você.

Por utilizar o MailChimp desde o início, citarei com frequência essa ferramenta quando o assunto for email marketing.

COMO TURBINAR SUA LISTA DE EMAILS: OS 10 LOCAIS ESTRATÉGICOS PARA VOCÊ CAPTURAR MUITO MAIS EMAILS

É matemática simples. Se você deseja ter mais emails cadastrados na sua lista, você precisa utilizarmais campos de captura de email.

Existem diversos locais no seu site que você pode aproveitar para capturar mais emails que você nunca havia pensado.

A pergunta é: onde devo colocar esses campos de captura de email?

Existem 10 lugares que convertem extremamente bem e vou mostrar a você cada um deles.

1. The Featured Box

É um termo utilizado pelo Derek Halpern do site Social Triggers para o grande campo de captura de email logo no topo da HOME do seu site.

Veja como a utilizo aqui no Viver de Blog:

lista-de-email-featured-box

Não é todo site que você conseguirá implementá-la com facilidade, mas nada que contratar um designer não resolva. No longo prazo, os custos serão invisíveis em comparação com os benefícios.

2. Sidebar

lista-de-email-sidebar

Outro lugar muito popular é a sidebar, a lateral do seu site.

Como ela é visível na HOME, nos artigos e nas páginas, ela tem grandes chances de capturar mais emails.

Lembre-se de destacá-la dos demais conteúdos da sidebar, como campo de pesquisa, redes sociais e banners.

Um campo de captura de emails na sidebar é essencial. Obrigatório. Se você não possui, coloque uma lá pra ONTEM.

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